O novo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, estará desembarcando, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, às 11 oras da próxima quarta-feira. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco em substituição a Dom José Antonio, que renunciou após ter cumprido um período de 24 anos à frente da Arquidiocese e ter completado 75 anos.
Neste momento, não haverá entrevistas de Dom Gregório, apenas uma fala declaratório do novo arcebispo.
Ficou acertado que na quinta-feira, às 9 horas, Dom Gregório dará uma entrevista coletiva no auditório da Faculdade Católica de Fortaleza.
A missa de posse de Dom Gregório Paixão como arcebispo ocorreráàs19 horas, na próxima sexta-feira, na Catedral. Antes, às 18 horas, a entrada solene do novo arcebispo e outras atividades que fazem parte do rito próprio deste dia.
Novo arcebispo
Dom Gregório nasceu em Aracaju (SE) no dia 3 de novembro de 1964. Segundo a Diocese de Petrópolis, ingressou, em 1983, no Mosteiro de São Bento da Bahia, onde atuou em quase todos os ofícios monásticos, como bibliotecário, organista, mestre de noviços e arquivista. Em 1987, foi para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil e se formou bacharel em Teologia.
Foi ordenado diácono, em 1992, por Dom Ricardo Weberberger e, no ano seguinte, foi ordenado presbítero pelo cardeal dom Lucas Moreira Neves. Também foi diretor do Colégio São Bento da Bahia e da Faculdade São Bento da Bahia e é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã. Atuou como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia durante quatro anos e, em 2012, foi eleito bispo da Diocese de Petrópolis pelo Papa Bento XVI.