• ter. jan 7th, 2025

Elmano viaja em comitiva presidencial; Jade governará até o próximo dia 6

ByRedação

nov 29, 2023

O governador Elmano de Freitas viaja nesta quarta-feira (29), com a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em missão ao Oriente Médio. O gestor cearense participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com sua ausência, o Ceará será governado, até o dia 6 de dezembro, pela vice-governadora Jade Romero. A cerimônia de transmissão de cargo acontece nesta quarta-feira (29), às 15h, no Palácio da Abolição.

A viagem de Elmano para Dubai ocorre em participação da COP 28, que acontece de 30 de novembro e 5 de dezembro. O gestor estadual viaja como um dos representantes do Consórcio Nordeste no evento. Além dele, estarão presentes os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Raquel Lyra (Pernambuco).

O encontro reúne 197 países e mais 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global. A finalidade da ida de representantes do CNE é tratar de temas de interesse do Nordeste e, em especial, do Fundo Caatinga. Projeto pensado pelo Consórcio Nordeste e o BNDES, que visa busca de investimentos, em especial, estrangeiros, é um instrumento para preservação, assim como acontece com o Fundo Amazônia.

A ideia é que o Fundo Caatinga seja receptora de recursos que assegurem a preservação do bioma quanto antes, já que enfrenta uma forte degradação ambiental e, em alguns pontos, com o processo de desertificação.

No Oriente Médio, o ministério retomará a pauta de atração de capital estrangeiro para investimento em projetos sustentáveis da agropecuária brasileira, como a recuperação de pastagens degradadas.

Antes disso, contudo, o governador do Ceará participará de um seminário promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) em Riad, na Arábia Saudita. Depois, em Doha, no Catar, a comitiva do presidente Lula participa de reunião bilateral e fórum empresarial. A expectativa do encontro é atrair investimentos, principalmente no setor de transição energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *