O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Claudio (PDT) vem fazendo duras críticas à gestão do governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) e fundamentado todas, incluindo dados de órgãos da própria administração pública, principalmente os federais.
Nesta quinta-feira, 21/12, RC touxe uma fala do próprio governador Elmano, em que o petista afirma, em vídeo gravado (disponibilizado no Instagram @o_influente), pede para os integrantes do Movimento Sem Terra (MST) e demais órgãos, entidades e presentes para transformar moradores de novo conjunto habitacional com cerca de 10.000 casas em ‘novos sujeitos políticos’. A lei veda a prática e Elmano pode ser condenado por uso da máquina pública, caso seja processado.
Elmano ficou conhecido como “Governador do MST” por envio de R$ 1.500.000,00, apontado pela deputada Priscila Costa (PL) para o movimento, em 2023. A deputada conduziu à CPI do MST materialidades para solicitar investigação sobre patrocínio na ordem de R$1,5 milhão, por parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário do estado Ceará, em benefício de entidade denominada Casa Brasileira de Pesquisa e Cooperação – atividades de associação de defesa e direitos sociais, no estado de São Paulo.
A atuação de Elmano junto ao MST ganhou destaque ao invadir fazenda do, há época, senador, hoje, deputado federal, Eunício Oliveira, em 2014. Hoje, Eunício é seu aliado. O seu partido, MDB, compõe o governo em três secretarias e Eunício foi quem indicou a atual vice-governadora Jade Romero (MDB).