No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, realizada nesta quarta-feira (25/10), de forma presencial e remota, o deputado Cláudio Pinho (PDT) destacou a celebração do réveillon em Fortaleza, que, neste ano, contará com três dias de festa.
O parlamentar ressaltou que a intenção do prefeito José Sarto ao organizar o evento é impulsionar o crescimento da cidade e proporcionar oportunidades de entretenimento, empregabilidade e aumento de renda, não apenas aos residentes de Fortaleza, mas para toda a população do Ceará.
O evento, aberto ao público e realizado no aterro da Praia de Iracema, enfatizou o deputado, tem o potencial de impulsionar a economia local em até R$ 3,5 bilhões. Além disso, ele mencionou relatos na imprensa de que a cidade espera criar 3.400 postos de trabalho no fim do ano, devido ao incremento do comércio durante a temporada de festas natalinas. “Neste momento, o Sine municipal já disponibiliza 1.842 vagas de emprego em Fortaleza. E o setor do turismo e entretenimento contribui significativamente para a geração de empregos e aumento da renda”, destacou.
Cláudio Pinho também explicou por que São Paulo foi escolhida como local para o lançamento do evento. “De acordo com um estudo feito no meio do ano, a maioria dos turistas que visitam o Ceará provém de São Paulo, tanto da capital como do interior. O prefeito (Sarto) promoverá nosso réveillon a todo o setor turístico, destacando-o como um dos maiores eventos do Brasil”, frisou.
O parlamentar também mencionou que cada cidadão e cidadã que visitar Fortaleza deixará aproximadamente R$ 5.000. “Isso representa oportunidade de emprego e renda para o pipoqueiro, para o trabalhador que vende espetinho, caipirinhas, até os proprietários de hotéis e restaurantes e toda a cadeia de turismo e serviços. O pessoal do Mercado Central e da Feirinha da Beira Mar nem se fala. Através de ações como essas, Fortaleza já é a maior economia do Norte e Nordeste,” pontuou.
Fortaleza tem muito mais a oferecer do que apenas festas, segundo o parlamentar. Ele detalhou que a cidade tem mais de 200 obras em andamento, e nenhuma delas está paralisada. Ressaltou também que há contínuos esforços para melhorar a educação e a saúde na região.
“Com o intuito de promover o bem-estar da sociedade, especialmente aqueles em situação mais humilde, estamos sempre buscando soluções para aliviar seu sofrimento. Hoje, apresentamos essa questão do réveillon, que resultará em lazer, empregos, renda e desenvolvimento para Fortaleza e todo o nosso Ceará”, acrescentou o deputado.
Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) lembrou que é preciso reconhecer o mérito da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins na criação do réveillon no aterro. Na época, ela enfrentou muitas críticas de que estaria desperdiçando dinheiro público. No entanto, hoje a festa se mostra como um grande evento, que só traz benefícios para todo o Estado.
Os deputados Antônio Henrique (PDT), Queiroz Filho (PDT) e De Assis Diniz (PT) também se pronunciaram. Eles destacaram as expectativas para a final da Copa Sul-Americana, no próximo dia 28, no Uruguai. Desejaram sorte e torcida para o Fortaleza Esporte Clube.