Fortaleza teve 178 candidatos aptos para a votação. Do total, foram eleitos 60 conselheiros titulares e mais 60 ficarão como suplentes
Neste domingo, 1º, todos os municípios brasileiros realizaram as eleições para a escolha de novos conselheiros tutelares. O período de votação foi das 8h às 17h. No Ceará, o Ministério Público, por meio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi o responsável pelo processo.
A apuração das urnas, que foram cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ficou por conta dos órgãos locais. O Conselho Municipal (Comdica), em Fortaleza, instalou uma base operacional no Ginásio Paulo Sarasate, para facilitar a apuração.
E como acontece nas eleições tradicionais, as sessões encerraram e os boletins de urna (BU) foram encaminhados para o ginásio. A apuração terminou por volta das 23h30. O resultado ainda é preliminar. O oficial sairá nesta terça-feira, 3, após a publicação da resolução que concretiza as eleições.
Fortaleza teve 178 candidatos aptos para a votação. Do total, foram eleitos 60 conselheiros titulares e mais 60 ficarão como suplentes. Na capital há oito Conselhos Tutelares atualmente. Com a lei sancionada recentemente, a partir do próximo ano, serão 12 sedes.
Na capital, o MP recebeu cerca de 30 denúncias com relação à boca de urna, transporte irregular de eleitores e derramamento de santinhos.