O prefeito Sarto entregou, nesta quarta-feira (27/09), o novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, instalado no Cuca Mondubim. Este é o 12º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e Rede Juv.
“O Ceará tem uma tradição na indústria têxtil e nós estamos em um bairro que era uma zona de grandes indústrias têxteis. Aproveitando toda essa cultura, temos mulheres que já sabem costurar e que têm potencial. Então nós damos os insumos, a capacitação e agora estamos fazendo um programa de estímulo à cooperação para que elas possam negociar e revender seus produtos. São essas iniciativas que fazem com que Fortaleza lidere a economia do Nordeste”, destacou Sarto.
O Empreendimentos Econômicos Solidários é uma iniciativa na qual mulheres do projeto Costurando o Futuro e outras interessadas passarão por um processo de consultoria com a Fundação Demócrito Rocha durante o período de um ano. Na formação, elas terão a oportunidade de aprender sobre gestão, marketing e finanças, criando cooperativas de costura para possibilitar uma maior inserção de seus produtos no mercado.
A ideia foi pensada de forma a ampliar o que já era realizado nos ateliês, dando vazão aos produtos feitos pelas costureiras. Os espaços seguem a lógica de coworking, ou seja, são ateliês colaborativos, gratuitos e voltados para as atividades de corte e costura, produzidos por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, cerca de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto.
“Este é um projeto surpreendente. Várias pessoas mudaram suas vidas e já são mais de 20 mil que passaram pelos nossos ateliês. Nosso planejamento é fechar o ano de 2023 com 15 unidades e, junto com isso, já fizemos parcerias para formar consultorias e cooperativas nos ateliês para que os usuários possam vender seus produtos diretamente para o consumidor final e aumentar seus lucros”, afirma o secretário o secretário do Desenvolvimen