Com o tema ‘Gratidão’, o evento deste ano pretende destacar ainda mais as energias positivas, como forma de despertar o sentimento, a consciência e a prática de agradecer. “O sentimento de gratidão é a forma mais genuína de espalhar bondade e gentileza, além de representar amor, respeito, compaixão e tolerância. Esse tema vem para complementar o desejo para que, neste Natal, todos possam estreitar laços, restaurar o sentido da vida e gerar paz e felicidades”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, entidade correalizadora do Ceará Natal de Luz.
Para retratar o tema deste ano, raios de luz estarão presentes em diversos elementos, simbolizando a luz e a energia da gratidão. O público também vai ter a chance de conferir – e se encantar – com os mais variados enfeites, como arabescos, bolas, caixas de presentes, estrelas, dentre outros, que serão iluminados com o uso de 16.000 metros de fita de led. Já as cores escolhidas, entre o dourado que representa a luz da esperança, o branco que simboliza a paz e a pureza, além do tradicional vermelho, complementam-se à decoração, criando a identidade visual desta edição.
Com inspiração na temática visual do elemento vela, em alusão às jangadas cearenses, quatro árvores de Natal complementam a decoração da cidade durante o período natalino. Destaque ainda para as árvores a serem instaladas nas praças do Ferreira e Portugal, ambas compostas por uma estrutura metálica central de onde partem os cabos de aço, erguidas em duas diferentes alturas, 25 e 36 metros. O projeto das árvores de Natal deste ano é assinado pela arquiteta Denise Braga, do escritório DP Arquitetura.
Homenageado
Todos os anos, o Ceará Natal de Luz dedica sua edição a ilustres cearenses, cujo legado e talento, em suas mais variadas formas e vertentes, inspiram e levam o nome do nosso Estado para os quatro cantos do Brasil. Mestre Espedito Seleiro, Fagner, Pio Rodrigues e até o Cineteatro São Luiz já ganharam reconhecimento por parte do evento. Para 2023, o grande homenageado será o cantor e compositor José Ednardo Soares Costa Souza.