Segue até o próximo dia 22 de setembro campanha da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza que reforça os cuidados com a saúde bucal na Semana Branca de Odontologia. A ação teve início nesta segunda-feira, 18. Os alertas serão especialmente sobre o câncer bucal, uma doença com alto grau de incidência, mas que pode ser evitada com bons hábitos. A semana tem o objetivo de informar sobre a enfermidade, medidas preventivas, tratamentos, além de orientar sobre os serviços de saúde bucal que estão disponíveis à população no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o 5º mais frequente em homens e o 9º em mulheres. Em Fortaleza, estima-se que 8,75% casos para cada 100 mil habitantes podem ter câncer bucal. No decorrer da semana, os postos de saúde contarão com uma programação especial composta por rodas de conversas, orientações coletivas, oficinas sobre higiene oral e cuidados com próteses dentárias, prevenção e rastreamento de câncer de boca, além de atividades educativas.
Segundo a gerente da célula de saúde bucal da SMS, Janaína Rocha, as ações darão a “oportunidade de fortalecer, junto à população, a importância para com a saúde bucal e garantir acesso ao diagnóstico precoce contra o câncer de boca”. Ela explica que os usuários com suspeita de lesão são encaminhados aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), e os casos confirmados serão referenciados para o atendimento especializado e cirurgia. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura”, destacou.