Lideranças políticas dos mais variados bairros de Caucaia, muitas com mandatos de vereador em exercício e a maioria aliada do prefeito de Caucaia Vitor Valim (PSB), acreditam que apenas com a candidatura de Naumi Amorim (PSD) à Prefeitura é que será possível evitar a vitória do atual gestor já no primeiro turno.
Aliado de primeira hora do atual ministro da Educação do governo Lula (PT), Camilo Santana (PT), Vitor Valim corrompeu todo o seu viés ideológico para apoiar o governador Elmano de Freitas (PT) e desvencilhar-se do estilo bolsonarista que o dominava desde o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando votou pelo afastamento dela, assim como da sua longa aliança com o grupo do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) e apagando da memória frágil as inúmeras denúncias que fez, enquanto deputado estadual, contra o ex-governador Camilo, seu novo padrinho político.
Sua lealdade fez Elmano retribuir na primeira oportunidade. Ao visitar o munícipio em agosto deste ano, Elmano declarou que seu candidato será o Valim por “gratidão”, afastando todos os esforços da direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará e do diretório municipal que já haviam confirmado que em Caucaia teria candidatura própria do partido.
Valim se filiou recentemente ao PSB, partido de Eudoro Santana, pai de Camilo, e poderá ser eleito ainda no primeiro turno, caso as candidaturas oposicionistas não se articulem para ratear a votação esperada por Valim e haja em prol de um projeto que possam se encontrar no segundo turno. Todavia, o que não se pode esquecer é da chance do desenvolvimento estratégico de explorar o ambiente polarizado que ainda existe entre Naumi e Valim.
Essa aliança pode se estender à eventuais candidaturas proporcionais, com a negociação da Mesa Diretora da Câmara Municipal, a partir do eventual lançamento de candidatos à vereadores de familiares de Naumi, Deuzinho Filho e Emília Pessoa.
SEGUNDO TURNO
Caucaia passou a ter dois turnos pela primeira vez em 2016, quanto ultrapassou os 200 mil eleitores, justamente o ano em que Naumi Amorim foi eleito prefeito do município pelo PMB com 73.316 votos. Ela é a segunda maior cidade do Estado do Ceará e tem holofotes direcionados pelos interesses dos mais variados grupos políticos, especialmente os de legendas que pretendem lançar candidatos à governador em 2026.