A Prefeitura de Fortaleza realizou a instalação de barreiras físicas de prevenção de quedas no viaduto da rua Coronel Matos Dourado, localizado sobre a Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra. A medida é uma ação preventiva e de proteção para impedir possíveis quedas e tentativas de suicídio no local. Além das barreiras físicas, o projeto realizou também a pintura de toda a mureta do viaduto e a instalação de 20 placas com mensagens de acolhimento e informações com o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende a todas as regiões do país pelo número 188.
A instalação das barreiras de proteção foi feita com a fixação de estruturas em aço e tela metálica ao longo do viaduto, tanto nas alças de acesso, como também nas saídas do equipamento. As placas foram distribuídas igualmente pelo percurso, sendo 10 de cada lado do viaduto. Executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a nova estrutura conta com 433 metros de extensão, criando uma solução arquitetônica para ajudar a conter atos de pessoas que atentam contra a própria vida. As obras contaram com investimento de R$ 706 mil e foram finalizadas em agosto deste ano.
PRESERVAÇÃO DE VIDAS
O projeto para instalação da barreira surgiu ainda em 2021, após reuniões entre a secretaria da Infraestrutura, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A estrutura atende à recomendação do Programa Vidas Preservadas, que realiza diversas ações de enfrentamento ao suicídio.
“Prevenir e cuidar são duas ações importantes quando o assunto é saúde, e este projeto que a Prefeitura de Fortaleza está desenvolvendo tem exatamente esse viés: a preocupação com o bem-estar da nossa população, com um recurso que vai além da mobilidade urbana. A saúde mental é uma pauta mundial, principalmente após o recente período pandêmico em que passamos nos últimos dois anos, tornando-se um grave problema de saúde pública”, pontua Samuel Dias, secretário da Infraestrutura.