O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), deu a medida do quanto de lixo é descartado irregularmente em Fortaleza. Em suas redes sociais, ele informou que foi recolhido mais lixo domiciliar das ruas do que das residências, no primeiro semestre deste ano. O que é tirado das ruas foi descartado sem respeitar locais apropriados e o calendário da coleta feita em dias alternados nos bairros da cidade. De acordo com o Sarto, 399 mil toneladas de lixo foram retirados das ruas no primeiro semestre.
“Diariamente, nossa coleta especial retira resíduos irregulares na Leste-Oeste e em vários outros bairros da Cidade. No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura recolheu mais lixo das ruas do que das residências. Foram 399 mil toneladas! É muito importante reverter esse comportamento e fazer o descarte adequado do lixo“, alertou o Prefeito no perfil do Instagram.
Na postagem, o Sarto ressalta o trabalho das equipes de limpeza urbana, principalmente das que trabalham diariamente na Avenida Leste-Oeste. A via utilizada várias vezes por dia para o descarte irregular do lixo doméstico, segundo afirma o coordenador de Limpeza Urbana, Tiago Mafra. “Todos os dias estamos na Avenida Leste-Oeste fazendo o trabalho de recolhimento do lixo que é jogado irregularmente na via”, frisou.
“Em Fortaleza, contamos com 90 Ecopontos, 38 lixeiras subterrâneas, 22 ilhas ecológicas e 5 Ecopontos de coleta coletiva para o descarte correto de materiais. Além do Projeto Re-ciclo e da Operação Tira-Treco. Mas vale lembrar: uma cidade limpa é missão de todos!“, finaliza Sarto.