• qua. jan 1st, 2025

Fortaleza pode ser pioneira no País com Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável

ByRedação

ago 23, 2023

Fortaleza tenta avançar com medidas ousadas para redefinir o cenário da mobilidade urbana na capital cearense. Na última quinta-feira, 17, a Câmara Municipal (CMFor) recebeu o Projeto de Lei nº 47/2023, uma iniciativa inovadora que propõe a criação da Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável e a instituição do Plano de Acessibilidade e Mobilidade Urbana Sustentável na cidade. A mensagem, lida em plenário, sinaliza um marco importante na trajetória de Fortaleza, trazendo a perspectiva de uma mobilidade mais eficiente e ecologicamente consciente.

Caso o projeto seja aprovado pelas instâncias legislativas, Fortaleza se tornará pioneira ao contar com uma legislação dedicada exclusivamente à mobilidade urbana. O doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Angelo de Azevedo Filho, participou de algumas reuniões durante elaboração do conteúdo do plano. Em entrevista ao OPINIÃO CE, ele destaca a importância da política de mobilidade.

“O Plano serve como uma guia para tudo que for feito na cidade em termos de mobilidade, afinal a cidade é m grande sistema com várias partes entrelaçadas, e tudo que for feito será baseado por este plano. Ele não é estático, está aberto a alterações. Os benefícios que podem vir da sua implantação devem alcançar a todos, com um sistema mais organizado, compreensível e baseado na equidade”.

Angelo destacou ainda que o Plano de Mobilidade é contínuo e de extrema importância que esteja integrado a outro planos da cidade, como habitação e saneamento. Além disso, ele ressalta que o Governo Federal exige a criação deste plano para que possa liberar recursos federais, fundamentais para as cidades terem recursos suficientes para aplicar na soluções de problemas municipais.

A partir do projeto, a administração municipal planeja implementar uma série de estratégias voltadas à inclusão social e promoção de modos de transporte sustentáveis, como a locomoção a pé, de bicicleta e o uso do transporte público. Com o Plano, além de buscar reduzir disparidades sociais no acesso às atividades cotidianas, a gestão visa diminuir os acidentes de trânsito e a emissão de poluentes atmosféricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *