Natural de Limoeiro do Norte/CE, a militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Adelita Monteiro foi indicada como a nova titular da secretaria de Juventude, que está sob o comando de aliado de Eunício Oliveira (MDB) e que tinha como Jade Romero (MDB), vice-governadora diplomada, a candidata para assumir a Pasta. Adelita é artesã e militante sobre direitos humanos e juventude e integra o Movimento Hip Hop Organizado (MH2O), criado no Conjunto Ceará, no antigo prédio da Caixa Econômica Federal, no Polo de Lazer do bairro.
A indicação de Adelita contempla estruturas do PSOL que declararam imediato apoio ao governador eleito e diplomado Elmano de Freitas (PT), logo no primeiro momento, ainda na pré-campanha, quando ela desistiu de sua candidatura ao Governo para apoiar o petista. Adelita é da estrutura política de João Alfredo e Renato Roseno, ambos integrantes da sigla, e fizeram com que o partido conquistasse um importante protagonismo no novo governo do PT no Ceará.
A vinda de Adelita para o projeto “Elmano Governador” foi viabilizada a partir da articulação do senador diplomado e futuro ministro da Educação Camilo Santana (PT) e teve sinalização do presidente eleito Lula, que participou, em agosto, da reunião que definiu o acordo em que o PSOL retiraria a candidatura ao Abolição.
Ainda nestas últimas eleições, Adelita foi candidata a deputada federal pelo PSOL, mas não conseguiu ser eleita.