As eleições municipais de 2024 já começaram em Fortaleza. Com as movimentações para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), é possível identificar um cenário similar ao que se encontra. É fertilizante para a crise instalada que distanciou Roberto Cláudio e Sarto de Izolda, Camilo, Elmano, Cid e Ivo Gomes.
Está em jogo duas chapas já anunciadas, em que uma está liderada por Gardel Rolim (PDT) e outra por Léo Couto (PSB).
Quem é Gardel Rolim?
Vereador pelo PDT, Gardel tem forte influência no setor da Saúde. Já foi o 3º Vice-Presidente da CMFor e conquistou a confiança do atual presidente Antônio Henrique e do Roberto Cláudio (PDT), candidato ao Governo nestas eleições.
Quem é Léo Couto?
Vereador pelo PSB e filho do ex-presidente da Câmara, vereador José Maria Couto, Léo fez parte da articulação política do Governo Camilo Santana e perdeu a presidência municipal do partido ao declarar apoio ao Elmano de Freitas (PT).
Estima-se que Gardel conte com o número de vereadores suficientes para ser eleito, inclusive contando com vereadores de oposição que já declararam apoio. Já Léo espera uma “investida” de Camilo, assim como o fez em apoio ao Elmano.
Léo Couto também é muito próximo do vice-prefeito Élcio Batista (PSB), com que teve relação próxima no Governo do Estado enquanto Élcio respondia como secretário-Chefe da Casa Civil de Camilo Santana.
Em jogo, no final das contas, está a janela para reestabelecer a aliança de 16 anos rompida na última eleição ou a porta para consolidar uma candidatura para enfretar Sarto Nogueira em 2024.