O mês de junho ganhou um sabor especial nas escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Neste período junino, cerca de 240 mil estudantes passaram a contar com o milho e seus derivados na alimentação escolar, iniciativa que alia segurança alimentar, valorização da cultura nordestina e educação.
Presente em 100% das unidades da rede municipal, o alimento foi incorporado ao cardápio por meio de diferentes preparações, como milho cozido, bolo de milho, canjica, cuscuz e outras receitas tradicionais das festas juninas.
A proposta segue as diretrizes da Lei nº 11.947/2009, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo refeições adequadas às necessidades nutricionais dos estudantes e incentivando a valorização da cultura alimentar regional.
Alimentação reforçada e combate à evasão escolar
Segundo o secretário da Educação de Fortaleza, Ciro Mesquita, a iniciativa busca oferecer refeições mais nutritivas ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos dos estudantes com a cultura local.
“Todas as mudanças implementadas na Rede Municipal são planejadas com responsabilidade técnica e em conformidade com a legislação vigente. Ao fortalecer o pratinho e incluir alimentos tradicionais da nossa cultura, como o milho e seus derivados, garantimos refeições mais nutritivas e proporcionamos aos estudantes experiências que conectam alimentação, identidade cultural e educação”, destacou.
